O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou, em entrevista à Rádio Senado, que pretende ser “o porta-voz do povo amazonense no Senado Federal”. Segundo ele, o objetivo é lutar pelo desenvolvimento e por justiça para o estado, por direitos negados principalmente ao povo da mata, das reservas, como explorar frutos da floresta para alimentação tratamento da saúde e por mais acesso por estradas. De acordo com a Rádio Senado, Plínio se compromete na defesa de mais acesso aos recursos naturais da região, investimentos em biotecnologia e expansão do potencial agropecuário do estado. Uma reivindicação específica do senador é a retomada da BR-119, rodovia federal que liga Manaus a Boa Vista. Sem essa via, afirma, o Amazonas se distancia do restante do país.
Plínio disse que vai lutar pelo direito do povo desenvolver em condições iguais. Desde a luta pela sobrevivência do povo. “O ‘caboco’ da reserva não tem como sobreviver. Se tirar uma casca de árvore para fazer chá, se caçar uma paca, uma cutia pra sobreviver ele vai preso. Ouça a entrevista de Plínio para a Rádio Senado.
O senador levanta também como tema de luta a reforma da BR-319, que ele chama de “direito de ir e vir”, há anos negado pelo poder público que não autoriza a reforma da estrada.
Natural de Manaus, Francisco Plínio Valério Tomaz tem 63 anos e é jornalista, radialista e relações públicas. Antes de chegar ao Senado, ele foi vereador eleito em 2012 e reeleito em 2016. Em 2013, assumiu como suplente, durante oito meses, o cargo de deputado federal. Na Câmara dos Deputados, foi membro da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra). Nesse período, Plínio apresentou poucas proposições, mas participou muito da comissão, com requerimentos ou subscrevendo requerimentos de outros deputados, sempre nas questões envolvendo a Amazônia. Confira aqui o trabalho do então deputado.
Na terceira disputa para o Senado, Plínio foi eleito com 25,36% dos votos válidos, a maior votação do estado. Os suplentes dele são Carlos Alberto (PRB) e Jacira Souza (PSDB).
Fonte: Agência Senado
Foto: Tiago Correa