A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) promove, na próxima terça-feira, 18, audiência pública para debater a definição e importância do Plano Estratégico do Arco Norte para o desenvolvimento do estado do Pará, um projeto que nasceu com a preocupação de melhorar a recepção dos grãos que saem do estado do Mato Grosso com destino aos estados de Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá e Maranhão para escoar a produção de grãos do Centro-Oeste. São membros titular da CI os senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB).
O requerimento para a audiência pública é do senador Zequinha Marinho (PSC/PA), apresentado em março deste ano. Estão convidados para o debate representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias; da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); e do Sindicato dos Operadores Portuários do Pará. Quando o senador paraense apresentou o requerimento, estavam incluídos no convite para participar da audiência de terça-feira o secretário de Transporte do Estado do Pará e o diretor-executivo do Moimento Pró-Logística. A comissão não explicou o porquê da retirada deles da lista.
Este assunto começou a ser tratado em 2015. O tempo passou. No início deste ano, o governo federal anunciou que iria desmontar só no Amazonas 11 portos. Em março e abril, os deputados estaduais Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Sinésio Campos (PT) e Roberto Cidade (PV) procuraram o ministério da Infraestrutura para reclamar da decisão do governo. Em abril, o deputado federal Marcelo Ramos (PL) fez o mesmo. A BR-319, rodovia que liga a cidade de Manaus a cidade de Porto Velho (RO), que seria o principal caminho de fluxo de mercadoria para Manaus e de Manaus para o país, vem sendo pauta de discussões, queixas, reivindicações dos parlamentares, governador e empresários de Manaus há muito tempo, e foi intensificado desde o início do ano. Até agora, nada foi concluído.
No início deste mês, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) anunciou a reabertura de três portos no interior do amazonas, nas cidades de Borba, Beruri e Canutana. Mas ainda deixa uma grande dúvida sobre os outros oito portos que o governo anunciou fechar.
A assessoria de imprensa do senador Eduardo Braga informou que na segunda-feira ele decide com a assessoria legislativa do gabinete o que leva para a audiência de terça. O senador Plínio Valério disse, por meio da assessoria de imprensa, que “audiência pública serve para ouvir e tirar dúvidas e que só depois vêm as propostas, se for o caso”.
Foto: agenciabrasil