O Amazonas do Congresso estreia hoje a Coluna Radar da Bancada, notas sobre os deputados e senadores do Amazonas. Será publicação semanal, sempre às segundas-feiras. Leia, analise, critique, mande opiniões e sugestões. Sem mentiras. Sem fake news. Nós preservamos o jornalismo que busca a verdade.
Defendendo o indefensável
O deputado Delegado Pablo (PSL) tentou defender o corte de um terço do orçamento das instituições de ensino federais. “Nós já temos muitas universidades no Brasil e muitas vagas em oferecimento”, declarou o deputado, em entrevista a rádio Band News FM nesta segunda-feira (6). O governo também cortou investimentos do ensino básico.
Contexto
O governo federal bloqueou 2,2 bilhões das universidades federais e ao menos 2,4 bilhões previstos para investimentos em programas de educação infantil, dentre estes cerca de 36% da única e mais antiga instituição federal de ensino básico do País, o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro. No Amazonas, Ifam e Ufam serão atingidas.
Mais pra lá…
Alçado para o centro do debate nacional sobre a Reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PR) parece mostrar independência em relação aos interesses do governo. Se por um lado ele sugeriu que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) fechasse a boca para não “desidratar” a reforma e apelidou a PEC de “Plano Real” desta década…
…Do que pra cá?
… Por outro, ele também defendeu que mais do que dinheiro, a reforma “trata da vida das pessoas”, indicando que deve abrir espaço para a retirada de temas polêmicos, como o BPC de 400 reais, a desconstitucionalização da previdência e o regime capitalização, um consenso entre esquerda e boa parte do centrão. A primeira reunião ordinária da comissão especial da reforma acontece nesta segunda-feira (6). Planejamento dos trabalhos. Veremos.
Mais reforma
O Amazonas no Congresso fez um levantamento sobre a posição dos deputados federais do Amazonas quanto à PEC 06/2019, que muda as regras da previdência. Dos oito deputados, cinco apoiam parcialmente: Capitão Alberto Neto (PRB), Bosco Saraiva (SD), Marcelo Ramos (PR), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (PRB); um, Delegado Pablo (PSL), é totalmente a favor; um contra, o deputado José Ricardo (PT); e um ficou em cima do muro (Átila Lins).
Mudando de ideia?
O Portal da Câmara dos Deputados publica um “Mapa da Nova Previdência” com a posição de todos os deputados do país inteiro. Lá, aparecem dois deputados a favor da proposta do governo: Pablo e Capitão Neto; os cinco que disseram para o Amazonas no Congresso que a apoiam parcialmente aparece no tal mapa como indecisos; um, José Ricardo, é contra mesmo.
Zona Franca em perigo
Na briga pela garantia das vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus, o governo federal dá cada dia mais provas de que irá cumprir a agenda liberal do ministro Paulo Guedes, que atinge frontalmente a Zona Franca de Manaus. Por outro lado, a bancada tem se articulado para defender o modelo.
Guerra de narrativas?
O ministro Paulo Guedes recebeu das mãos do deputado Marcelo Ramos, que por sua vez afirmou ter sido enviado pelo senador Omar Aziz (PSD), nota técnica da Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz) dizendo que a renúncia fiscal da Zona Franca, que o ministro afirmou ser de 30 bilhões, não passa de um bilhão. Ele pediu que os técnicos do ministério analisem a nota e cheguem a uma conclusão equilibrada. Afinal, de 30 bilhões para 900 milhões é uma diferença muito grande!
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado