Solidariedade é a palavra e a prática que deve prevalecer no mundo hoje. Mais do que nunca o mundo inteiro está de cara com a possibilidade de sentir, de perceber que um outro mundo é possível. E é hora de fazer um outro mundo melhor.
Há bons exemplos vindos dos quatro quantos do planeta. Prefeitos, governadores, presidentes sensíveis à necessidade de praticar solidariedade. Necessidade demostrada pelas autoridades da área de saúde, tanto autoridades governamentais quanto autoridades da ciência.
Ideias não param de rebentar. Em todos os setores. Deputados e senadores apresentam propostas para beneficiar as pessoas mais atingidas com a pandemia do “novo coronavírus”. Empresários abrindo seus cofres para ajudar os governos no melhoramento da estrutura da saúde para melhor atendimento ao público. ONGs militando na busca de mais investimentos governamentais que promovam alívios às perdas sociais e econômicas, como mostra o portal Brazil Journal, que você pode ler aqui.
De acordo com o Brazil Journal, as iniciativas começaram a ganhar corpo nos últimos dias e envolvem doações para novos leitos de UTI e assistência a famílias que ficaram sem renda com o lockdown (bloqueio) da economia. O portal diz que a empresa XP anunciou há três dias doação de R$ 25 milhões para alimentar mais de 100 mil famílias nos próximos três meses.
Diz também o Journal que uma ação coordenada pelas ONGs Gerando Falcões e Amigos do Bem e Visão Mundial nas favelas chama a sociedade para participar também e aumentar o volume da ajuda aos necessitados. Leia mais sobe essas iniciativas em https://braziljournal.com/empresarios-tentam-alivio-social-ong-pede-acao-de-governo
Iniciativa individual vira petição
Há também manifestações individuais, no exercício da cidadania. “O Brasil tem jeito – Vamos cortar 50% dos políticos” é um vídeo publicado pelo pastor e sargento da Polícia Militar catarinense Adair Tessari no YouTube. Um estudo que fez sobre os ganhos de políticos dos três poderes nos três entes federativos e uma proposta de divisão desses ganhos com a população necessitada. O vídeo ganhou espaço no portal Cidade Portal, do Paraná, e se transformou em uma petição a ser encaminhada ao Congresso Nacional. “A tanto tempo ouvimos falar que ‘o melhor do Brasil é o brasileiro, isso é uma verdade incontestável’. No momento de crise como esta, me pergunto de onde devem ser os nossos governantes, será que são brasileiros também? Será que são brasileiros de verdade? Será que não fazem parte disto? Ou vivem em mundo tão distante do nosso, que merecemos sua ilustre presença somente a cada quatro anos? Este é um bom momento para provar que somos todos brasileiros, sem diferença alguma”, disse o autor. O vídeo viralizou nas redes sociais.
Veja também aqui o vídeo de Adair Tessari.
Texto: César Wanderley com informações de Brazil Journal e Cidade Portal.
Ilustração: Brazil Journal
1 comentário
[…] e sargento da Polícia Militar catarinense Adair Tessari, publicado pelo Amazonas no Congresso aqui, também faz a proposta de redução dos parlamentares em 50%, como o mesmo objetivo, ou seja, […]