A Justiça Eleitoral recebeu pelo menos 28 mil registros de candidaturas para as eleições de outubro. A campanha começou oficialmente terça-feira, 16.
No Amazonas, sete candidatos disputarão um vaga para o Senado. É a vaga de Omar Aziz (PSD), eleito em 2014 para mandato de oito anos, que termina neste ano. Ele é candidato à reeleição e tem como principais concorrentes o ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), e Luís Castro (PDT).
Nas eleições de 2018, quando foram eleitos dois senadores para oito anos de mandato (vai até 2026, quando haverá novas eleições), Luís Castro perdeu vaga para Eduardo Braga e Plínio Valério (PSDB). Foi muito bem votado, ficando a poucos votos de Braga.
O eleito este ano vai fazer companhia no Senado a Braga e Plínio nos próximos quatro anos.
Saiba quem são os candidatos. Clique no nome do candidato para saber mais sobre cada um e quem são seus suplentes:
Arthur Neto (PSDB) – Coligação: “A Força do Povo”;
Elissandro Bessa (Solidariedade) – Coligação: “Nós, o Povo”;
Coronel Menezes (PL) – Coligação: “Aqui é Trabalho”
Luís Castro (PDT) – PDT (sem coligação);
Marília Freire (PSOL) – Coligação: “Federação PSOL-Rede”;
Omar Aziz (PSD) – Coligação “Em Defesa da Vida”; e
Pastor Peter Miranda (Agir) – Agir (sem coligação).
De acordo com o portal O Convergente, seis dos sete candidatos estão convidados e confirmados para participar de debate na BandNews Difusora 93.7 FM. O primeiro debate no rádio entre os candidatos a senador iniciará a partir das 8h30.
Os candidatos que já confirmaram presença são: Arthur Neto, Elissandro Bessa, Coronel Menezes, Luiz Castro, Marília Freire e Omar Aziz.
Pela legislação eleitoral, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha até as 22h, todos os dias, até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.
Fonte: Agência Brasil e O Convergente
Foto: Amazonas1