A partir desta sexta-feira, 22, a produção infanto-juvenil “Pluft, O Fantasminha” está nas telonas de 27 estados do Brasil, em 448 cinemas e 727 salas. Dirigido por Rosane Svartman e produzido por Clélia Bessa, o longa consiste no primeiro filme brasileiro de live-action em 3D. Além disso, “Pluft, O Fantasminha” possui o pioneirismo com filmagens subaquáticas para dar vida ao universo fantástico do mundo dos fantasmas.
Em Manaus, o filme está nos seguintes cinemas e horários, de acordo com o site Cineset:
Cine Araújo Shopping Manaus Via Norte – 14h00 (3D)
Cinépolis Shopping Ponta Negra – 13h00, 15h15, 17h15, 19h15
Cinépolis Millenium Shopping – 13h00, 15h15, 17h30, 19h45
Kinoplex Amazonas Shopping – 14h10, 16h10
UCI Sumaúma Park Shopping – 14h20, 16h20 (3D) / 13h20, 15h20, 17h20, 19h20
A produtora, Clélia Bessa, nasceu em Curitiba (PR), em 1963, mas foi criada em Manaus, de onde saiu preste a fazer 20 anos, em 1982. Foi estudar Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 87 entrou para a Embrafilme, onde iniciou a carreira e não parou de trabalhar com audiovisual. Conheça Clélia Bessa, pelo site da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, pelo portal Filme B – referência no mercado de cinema no Brasil e pelo portal A Arte de Produzir e Vender Filmes.
No Amazonas, Pluft, O Fantasminha foi encenado como peça, em 1960, na cidade de Coari (AM), a 370km de Manaus, sob a direção de uma freira, a irmã Matilde, “noviça rebelde” da Congregação do Preciosíssimo Sangue, conta o historiador, doutor em Letras e escritor José Ribamar Bessa Freire, para o portal Racismo Ambiental. Conheça-o clicando aqui. Ribamar Bessa conta que Clelia veio buscar três sobrinhas para assistir a nova versão de Pluft, O Fantasminha.
O elenco Fantasminha é integrado por Juliano Cazarré, Fabiula Nascimento, Arthur Aguiar, Lucas Salles, Hugo Germano, além de contar com participações especiais de Orã Figueiredo, Gregório Duvivier, Simone Mazzer, Ariane Souza, Thaís Souza e Ricardo Kosovski. No filme, os jovens atores Lola Belli e Nicolas Cruz interpretam Maribel e Pluft, respectivamente.
Com produção da Raccord Filmes, coprodução da Globo Filmes e do Gloob, o filme consiste na adaptação para o cinema da peça de teatro, escrita por Maria Clara Machado, que foi encenada pela primeira vez no ano de 1955. A responsável pela distribuição de “Pluft, O Fantasminha” é a Downtown Filmes.
“Pluft, O Fantasminha” possui investimento do BNDES, Librelato e RioFilme. Seu desenvolvimento aconteceu por meio de recursos do Programa de Editais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro 2011/2012, além de ter contado com recursos públicos geridos pela ANCINE (Agência Nacional do Cinema) e com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual.
O texto do longa foi escrito para crianças e aborda uma reflexão sobre enfrentar o desconhecimento e como o afeto pode ajudar a encarar o medo de conquistar a liberdade.
Em “Pluft, O Fantasminha”, a menina Maribel (Lola Belli) é sequestrada pelo pirata Perna-de-Pau (Juliano Cazarré). O pirata pretende utilizá-la para encontrar o tesouro deixado pelo Capitão Bonança Arco-íris, que é o avô falecido da garota.
Para sair dessa, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião (Arthur Aguiar), João (Lucas Salles) e Juliano (Hugo Germano), que eram muito próximos do velho capitão. Juntos, os três saem em uma busca atrapalhada para encontrar Maribel. Entretanto, eles não chegam nunca e Maribel, que está na casa abandonada onde o capitão morou, conhece o fantasminha Pluft (Nicolas Cruz), Mãe Fantasma (Fabiula Nascimento) e Tio Gerúndio (José Lavigne). Desse encontro, surge uma grande amizade e planos para enfrentar o Perna-de-Pau e libertar a garota.
Fonte: O Fuxico
Foto: CinePop