O livro “Estudos da Literatura do Amazonas”, de autoria dos escritores Tenório Telles e Antônio Paulo Graça (1952-1998), terá lançamento, em Manaus, nesta quarta-feira, 17, às 17h30, no Sesc da rua Henrique Martins, Centro. Uma parceria da Editora Valer e o Serviço Social do Comércio (Sesc). A obra teve lançamento nacional na última Bienal do Livro de São Paulo, no mês de julho.
O trabalho teve início há quase 30 anos, quando os dois autores trabalhavam o tema nas aulas de Literatura da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e sentiram a necessidade de um estudo da Literatura Regional que contemplasse a produção literária amazonense desde o período colonial até os dias de hoje, contextualizando toda a obra literária produzida no Estado nas suas épocas, gêneros e influências.
Tenório Telles explica no texto “Nota necessária” que, antes da partida de Paulo Graça, em 1998, eles haviam definido o nome do livro ainda em construção. “Na realidade, o livro é uma reunião de textos que já havíamos publicado, com outros que escrevíamos para completar a meta que estabelecemos […] Caminhávamos para a finalização do trabalho quando a indesejada chegou e o levou”, conta.
Paulo Graça, professor de Literatura da Ufam, faleceu aos 46 anos, em Manaus, no dia 9 de junho, de 1998. Telles conta que a morte do amigo o deixou desmotivado, retornando a se debruçar sobre o projeto por insistência do livreiro e editor Isaac Maciel, proprietário da Editora Valer. Ele explica como planejou a execução final do projeto:
“Retomei o antigo plano, as anotações que havíamos feito, e fui juntando fragmentos e esboços, costurando-os segundo a sequência que definimos. A composição final é um longo texto ensaístico – estruturado como uma viagem pela memória literária do Amazonas, seus autores e obras –, constituído de pequenos ensaios unidos pela temática”.
O livro é composto dos seguintes capítulos:
- Período colonial (1);
- A flutuação estilística do ciclo da borrada (2);
- Modernismo – e tentativas de atualização (3);
- Clube da Madrugada (4);
- Tendências contemporâneas – pós-madrugada (5); e
- Outras expressões literárias (6).
A obra referencia ainda os autores de livros que se tornaram essenciais para os estudos literários tanto da cultura amazonense como no pensamento literário, estético e cultural.
O livro destaca ainda os autores que publicaram crônicas com viés literário, gênero que experimentou uma fase profícua nos últimos anos.
Tenório Telles encerra a nota destacando: “O nascimento da obra é um tributo à memória de Paulo Graça, para que ele continue vivo pelo que mais amava: as palavras. Espero que esta viagem ajude a despertar o interesse dos estudantes e dos jovens pela produção literária da nossa terra e abra novas possibilidades de compreensão e estudo”.
No Pós-Scriptum (PS), Tenório Telles reforça a gratidão e amizade que dedicava a Paulo Graça: “A publicação deste ‘Estudos de literatura’ tem um duplo sentido: honro o compromisso com o bom amigo Paulo Graça e, ao mesmo tempo, encerro um ciclo de minha formação e trajetória intelectual. Este livro sela uma história de sincera amizade e parceria intelectual”.
Perfil dos autores
Antônio Paulo Graça construiu carreira como professor do Departamento de Letras da Ufam.
Seu primeiro livro: “Razão selvagem“, em 1985.
Em 1992, publicou “A catedral da impureza: crítica da razão liberal“, livro composto de onze ensaios sobre filosofia e cultura, uma reflexão.
Em 1993, publicou “Tango selvagem: romance sobre o jogo de interesse e poder na Amazônia“, “Como funciona a poesia“, seu último livro, publicado postumamente.
Tenório Telles é autor da peça de teatro “A derrota do mito“, de 1995;
Publicou também:
“Estudos de literatura brasileira e amazonense“, em 1995.
“O Amazonas em sua literatura” (CD-Rom), 1996.
“Poesia e poetas do Amazonas“, em parceria com Marcos Frederico Krüger (antologia), 2006.
“Antologia do conto amazonense“, em 2009.
“Viver” (crônicas), em 2011.
“Renovação“, em 2013.
“Os passarinhos & outros bichos” (infanto-juvenil), em 2013.
“Clube da Madrugada: a presença do modernismo no Amazonas” (ensaio), em 2014.
“Canção de esperança & outros poemas“, em 2011.
“Manaus: solo dissonante“, em 2012.
“Prelúdio coral“, em 2020.
Tenório é mestre em teoria da literatura e crítica literária pela PUC/SP, com um projeto de estudo sobre a lírica e o sagrado na contemporaneidade, com ênfase na poesia de Murilo Mendes.
O que: Lançamento do livro “Estudos de Literatura do Amazonas“.
Quando: 17/08/2022
Horário: 17h30
Onde: Sesc da rua Henrique Martins, Centro.
Fonte e fotos: Divulgação