Começou neste sábado, 5/3, o projeto Biblioteca Itinerante – Formação de Leitores, que foi contemplado pelo edital “Manaus Faz Cultura”, da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O projeto vai em todas as zonas geográficas da cidade, garante o Concultura.
O edital “Manaus Faz Cultura” cumpre com seu propósito de estimular ações culturais que beneficiam artistas e jovens da periferia. “O projeto concebido pelo poeta Celestino Neto tem alcance social e humano, pois estimula o gosto pela leitura e motiva a criação de bibliotecas populares“, afirmou o presidente do Concultura, o escritor, poeta e doutorando em crítica literária, Tenório Telles.
O evento começou com um bate-papo descontraído com o escritor Rojefferson Moraes. Em seguida, uma apresentação musical com o violonista Djedha, e a cantora Sam Rio Negro. No fim, foi entregue a comunidade a Geladeira Minibiblioteca, contendo 200 livros. A Geladeira Biblioteca ficará disponível à comunidade e aceita doações. Tem livros que já leu e está guardado, leve para a Geladeira Biblioteca do Monte das Oliveiras.
“Neste primeiro encontro a parceria é com o coletivo ‘Soul do Monte’ e o escritor Rojefferson Moraes, que vêm realizando na comunidade do bairro Monte das Oliveiras um grande trabalho de resgate da cidadania e autoestima dos moradores, principalmente, das crianças e jovens com oficinas de arte, esporte, dança e também de formação de leitores do qual temos muito orgulho de colaborar“, disse o escritor e livreiro, Celestino Neto, realizador do projeto.
“Como diria o poeta, @poetasv, Vida Loka é quem estuda. Então nossa obrigação é armar a molecada da quebrada de conhecimento. Livros cheios de palavras no pente. Arte e educação transformam vidas. E nós, do Coletivo Comunitário Soul do Monte, acreditamos nisso. E seguiremos nessa luta para incluir o bairro Monte das Oliveiras no mapa da cultura na cidade de Manaus“, disse Rojefferson Moraes.
“Participamos hoje Projeto Biblioteca Itinerante, capitaneado por Celestino Silva. O Projeto é um dos 45 projetos contemplados no Edital Manaus Faz Cultura do Conselho de Cultura de Manaus e foi realizado no Espaço Cultural Soul das Oliveiras no Bairro Monte das Oliveiras. Meu sentimento é de que estamos no caminho certo. Descentralizar a cultura, através da realização desses projetos na Periferia, é levar oportunidades, é transformar através da artes em suas diversas matizes. Quero parabenizar o prefeito da David Almeida pela sensibilidade“, disse o vice-presidente do Concultura, Neilo Batista.
Fonte: Concultura, com texto de Cristóvão Nonato e edição do Amazonas no Congresso
Fotos: Neilo Batista e Rojefferson Moraes