Elson Farias reabre Biblioteca Municipal João Evangelista, nesta quinta-feira, lançando novo livro

O poeta Elson Farias lança nesta quinta-feira, 15, às 9h, o livro “CÉU E FLOR – O ROMANCE DE DONA THERESA”, banhando de poesia a reabertura da Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista. A biblioteca é municipal e o evento é coordenado pela Manauscult, a Secretaria Municipal de Cultura.

Como um espaço dedicado ao livro, à leitura, a Biblioteca Municipal será reaberta ao público, com os cuidados e segurança exigidos pelos protocolos sanitários de proteção ao coronavírus.

Elson Farias é poeta, romancista e escritor de literatura infantojuvenil, no status de um dos escritores mais importantes da literatura do Amazonas. Faz parte da geração de autores que fundou, em 1954, o mais importante movimento cultural da história do Amazonas, o Clube da Madruga.

Nascido em 1936, construiu uma história das mais produtivas de nossa literatura, com obras fundamentais para o desenvolvimento cultural da cidade e do estado, como “Barro verde”, sua obra de estreia de 1961; “Estações da várzea”, de 1963; “Romanceiro”, lançado em 1965. Esses livros se tornaram marcantes na história da poesia amazonense.

Nos últimos vinte anos, o Elson Farias enveredou pelo caminho do romance, com destaque para uma série de narrativas de temática amazônica, como “O adeus de Diana”, “O comandante”, “Tauacuéra – a cidade desaparecida” e a “Ilha do risco”.

O livro que será lançado para celebrar a reabertura da Biblioteca Municipal, “CÉU E FLOR…”, faz parte desse ciclo de romances de Elson Farias sobre temas com foco na realidade amazônica. Construído a partir da perspectiva da personagem Dona Theresa, o narrador reflete sobre a alma feminina e sua forma de ver o mundo – destacando-se suas impressões, sentimentos e sua coragem para enfrentar as adversidades da vida.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, abre as portas da Biblioteca Municipal para os leitores e, ao mesmo tempo, presta uma justa homenagem ao poeta Elson Farias por mais uma obra que enriquece o patrimônio cultural de Manaus e do Amazonas.

Ao reabrir a biblioteca, transmitindo o exato sentido da existência de uma casa de livros, da literatura, o poeta falará sobre a sua vida literária e autografará “CÉU E FLOR – O ROMANCE DE DONA THERESA”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *