O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) lança nesta quinta-feira, 6, a 10ª edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus. O lançamento foi antecipado com o objetivo de contemplar artistas ainda durante a pandemia da Covid-19 e acontece no Casarão de Inovação Cassina, na praça Dom Pedro II, no Centro Histórico. O prefeito Davi Almeida disse que a decisão de antecipar o concurso foi tomada pensando em proporcionar uma “renda essencial neste período pandêmico que tanto tem sacrificado os artistas”.
Os Prêmios Literários Cidade de Manaus é um concurso em nível nacional, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Concultura, órgão gestor do Fundo Municipal de Cultura (FMC), e tem apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). E é voltado para escritores brasileiros que possuam obras literárias inéditas. A inscrição será integralmente digital, via internet.
Nos anos anteriores, o anúncio era feito no final do ano e concluído no ano seguinte. Para o presidente do Concultura, o escritor, editor e crítico literário, Tenório Telles, a simplificação do processo de inscrição totalmente digital pela internet vai facilitar a participação dos novos autores que tinham muitos custos nas edições anteriores com a impressão de exemplares e despesas de Correios, o que impedia a participação de muitos potenciais talentos.
São 20 categorias, divididas em nacionais e regionais, que contemplam as diversas expressões literárias. Os prêmios variam de R$ 3 mil a R$ 5 mil. Na última edição, 11 autores tiveram obras premiadas.
“Os prêmios têm esse propósito de manter viva a tradição da palavra escrita, da criação literária, da possibilidade de termos obras novas, de estimular o surgimento de novos escritores e outros há mais tempo nessa caminhada”, explicou Telles. Ele disse que neste momento de pandemia os prêmios representam mais um estímulo a quem se dedica à literatura.
O presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, ressaltou a importância deste prêmio aos artistas oportunizando uma chance de obtenção de renda em plena pandemia e crise de emprego, além de ser um projeto ímpar de difusão cultural e divulgação do nome de Manaus em âmbito nacional.
Fonte: Assessorias de comunicação do Conselho Municipal de Cultura e da Manauscult
Foto: Jornal Rol