Parlamentar do Amazonas é votado em todas as categorias do Prêmio Congresso em Foco 2020

O deputado federal José Ricardo (PT/AM) é o único parlamentar do estado a receber votos em todas as categorias do Prêmio Congresso em Foco 2020, em sua 13ª edição.

Além de José Ricardo, aparecem em uma ou outra categoria do prêmio o senador Plínio Valério (PSDB/AM), os deputados Sidney Leite (PSD/AM), Marcelo Ramos (PL/AM) e Átila Lins (PP/AM). Em algumas, senadores e deputados estão juntos. Nesses casos, José Ricardo tem mais votos que os demais parlamentares do Amazonas.

Na quinta parcial das votações, publicado no dia 24, Plínio recebeu 594 votos e está na posição 39 de 55 senadores votados na categoria Melhores do Senado. Na categoria Melhores da Câmara, José Ricardo recebeu 338 votos e está na posição 133, de 407 deputados. Nessa categoria, Marcelo Ramos aparece com 193 votos, na posição 208. Sidney Leite recebeu 98 votos e está na posição 302. Átila Lins também aparece nessa categoria, tendo recebido 89 votos e está na posição 339.

Na categoria especial Clima e Sustentabilidade, José Ricardo aparece com 285 votos, na posição 90 no total de 135 parlamentares, deputados e senadores. Ele é o único parlamentar do Amazonas a aparecer nessa categoria.

O petista volta a aparecer na categoria especial, a Defesa da Educação, onde entram também deputados e senadores numa lista única em ordem de votos de 127 parlamentares. Agora, ele aparece na posição 81, com 293 votos. Sete posições depois (88), está Plínio Valério, com 275 votos. Sidney Leite está na posição 115, com 132 votos. Átila Lins, vem logo depois com 111 votos, na posição 120.

De acordo com o regulamento do concurso, o prêmio é uma iniciativa do site  Congresso em Foco, apoiada por diversos parceiros, e “tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política”.

A proposta do Congresso em Foco coincide totalmente com a missão do Amazonas no Congresso. Por isso temos a alegria de divulgar esse prêmio e incentivar os leitores e eleitores amazonenses a participar do processo, refletindo sobre o trabalho dos deputados e senadores em quem votaram.

A votação, pela internet vai até a próxima sexta-feira, 31, feita no “domínio premio.congressoemfoco.com.br, por meio de sistema de votação e procedimentos sujeitos a monitoramento e auditoria externa, a cargo da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF)”, como informa o regulamento do prêmio, que pode ser lido na íntegra também aqui.

Seleção dos Premiados

O regulamento classifica a seleção dos premiados de três formas, que são:

  • Pela internet, em votação aberta a toda a sociedade;

  • Por um júri formado por profissionais de diferentes áreas que acompanham, por dever de ofício ou voluntariamente, as atividades do Parlamento brasileiro; e

  • Pela escolha direta dos jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional.

Ainda de acordo com o regulamento, haverá premiações para as seguintes categorias:

Categorias gerais:

  • Melhores no Senado, categoria que distinguirá os(as) senadores(as) que, nas mais diversas áreas de atuação, forem avaliados(as) pelo público participante da votação pela internet e pelo júri, em premiações que serão entregues separadamente, como os de melhor desempenho no corrente ano.

  • Melhores na Câmara, categoria que distinguirá os(as) deputados(as) federais que, nas mais diversas áreas de atuação, forem avaliados(as) pelo público participante da votação pela internet e pelo júri, em premiações que serão entregues separadamente, como os de melhor desempenho no corrente ano.

  • Categorias especiais:

    • Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas, categoria destinada aos(às) senadores(as) que, nas mais diversas áreas de atuação, forem avaliados(as) pelos jornalistas especializados como os de melhor desempenho durante o corrente ano;

    • Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas, categoria destinada aos(às) deputados(as) que, nas mais diversas áreas de atuação, forem avaliados(as) pelos jornalistas especializados como os de melhor desempenho durante o corrente ano;

    • Clima e Sustentabilidade, categoria que premiará os(as) parlamentares que, durante o presente ano e até a data da votação, mais se destacarem na defesa de propostas legislativas e de ações públicas que contribuam para a proteção dos recursos naturais e do clima e para o desenvolvimento sustentável;

    • Defesa da Educação, categoria que premiará os(as) parlamentares que, durante o presente ano e até a data da votação, mais se destacarem na defesa de propostas legislativas e de ações públicas que contribuam para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade.

O regulamento alerta que “o uso de expedientes indevidos, tais como a tentativa de inflar artificialmente a votação de parlamentares participantes do certame por meio de e-mails falsos, votos em duplicidade disparados do mesmo computador ou quaisquer outros mecanismos irregulares, pode acarretar a desclassificação do congressista que seria beneficiado por tais votos, além da exposição pública dos autores das irregularidades”.

Fonte: Os dados do regulamento foram integralmente retirados do site com o regulamento do prêmio.

Foto: Do site do Congresso Nacional.

2 Comentários

  1. Bom dia a todos e parabéns pelo jornalismo sério que vocês fazem. O Amazonas agradece!!!
    Mas, tenho uma sugestão, que acho que seria interessantíssimo, até pra que as pessoas passem a conhecer melhor seus representantes políticos:
    DIVULGAR FREQUENTEMENTE AS FOTOS DOS NOSSOS POLÍTICOS.
    Particularmente, conheço de rosto e tenho familiaridade com alguns, mas não faço a menor ideia quem outros.
    Acho interessante, pois podemos inclusive postar suas fotos em eventuais comentários em redes sociais das quais fazemos parte, sobretudo nesse período de pré-campanha eleitoral, que pra muitos candidatos já começou.
    Fica essa minha dívida.
    Obrigado

    1. Author

      Agradecemos, caro Domingos Aguiar.
      Estaremos atentos para atender sua sugestão, de maneira que o atenda e a todos os leitores e leitoras amazonenses que eventualmente tenham as mesmas ideias. Lutamos e lutaremos sempre pra melhorar o jornalismo que aprendemos a fazer na Universidade do Amazonas: missão com a verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *