O deputado federal Saullo Vianna (União/AM) e os vereadores Alex Garcia (presidente da Câmara Municipal de Parintins) e Babá Tupinambá (vice-presidente) se reuniram com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para conhecer que soluções estão sendo dadas para a construção do muro de contenção da cidade de Parintins. O ministro informou que o projeto para o início das obras já foi aprovado, faltando apenas algumas etapas para que a verba seja liberada.
Estamos fazendo gestões pela recuperação da orla de Parintins. Por falta de documentações necessárias à liberação de recursos, o início da obra estava paralisado desde 2021. Mas a informação mais recente, dada pelo ministro, é de que algumas etapas ainda precisam ser vencidas para a liberação da verba”, diz Saullo Vianna.
O termo de convênio do governo federal garante a contenção da erosão fluvial na cidade Parintins mesmo em locais onde não existe muro e é essencial para evitar os desabamentos, que deixam o município em alerta, informa Saullo.
Nossa equipe conseguiu resolver um dos problemas que impediam a construção do muro, tão importante para o povo de Parintins. Na semana passada conseguimos aprovar o projeto e vamos buscar superar os outros obstáculos para entregar mais essa obra. Estamos comprometidos e engajados nisso”, garantiu o ministro Waldez Góes.
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) já liberou recursos para diversos municípios de toda a Amazônia como incentivo à produção agrícola e para recuperação de áreas destruídas por acidentes naturais ocorridos em diversas cidades da região.
Parte das cidades da Região Amazônica sofreram com desastres naturais ao longo de 2023. Chuvas intensas, enxurradas, inundações, erosões e vendavais foram os eventos que afetaram as localidades. Para executar ações de restabelecimento, assistência e reconstrução, os governos locais contaram com quase R$ 119,6 milhões do MIDR, por meio da Defesa Civil Nacional.
O MIDR também enviou equipes para orientar as defesas civis estaduais e municipais sobre como elaborar seus planos de trabalho para solicitar recursos para atendimento à população. Mais de 1 milhão de pessoas de 143 municípios amazônicos foram beneficiadas com o apoio do governo federal”, informa o site do ministério.
Rotas de Integração Nacional
O ministério informa que parte do orçamento deste ano para a Amazônia é dedicada ao Programa Rotas de Integração Nacional. “Nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Amapá, já foram destinados neste ano quase R$ 19,3 milhões para o desenvolvimento das cadeias produtivas do açaí, cacau, biodiversidade, fruticultura, economia circular e tecnologia”, informa o ministério.
As Rotas buscam estimular o empreendedorismo, o cooperativismo e a inclusão produtiva. O objetivo é fortalecer sistemas produtivos já existentes ou potenciais, possibilitando que os produtores trabalhem em conjunto, ganhem escala e possam comercializar com outras localidades, estados e até países. A iniciativa também busca propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação do Deputado e MIDR
Edição: César Wanderley/Amazonas no Congresso