O Brasil, o Amazonas e Manaus começam hoje a Campanha Novembro Azul, de conscientização ao câncer de próstata, doença que mais mata entre os homens no Brasil e no Amazonas. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que a cada 38 minutos um homem morre no Brasil pelo câncer de próstata. Uma alta taxa de mortalidade, ceifando 28,6% dos que desenvolvem neoplasias malignas. Em 2021, foram registrados 480 novos casos de câncer de próstata no Amazonas e estimados novos 340 casos só em Manaus. O que torna esse câncer um problema de saúde pública.
Para agilizar o diagnóstico precoce e reduzir a mortalidade entre os homens, o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) está encaminhando Indicação às Secretarias de Saúde da Prefeitura de Manaus e do governo do Estado, para que seja ampliada a parceria para o Serviço Municipal de Referência ao Diagnóstico de Câncer de Próstata, na rede de atenção básica. Assim, o Município passaria a realizar exames de biópsia, nos casos de suspeita de câncer de próstata, conforme já realizado nos casos de suspeita de câncer de mama e de colo de útero, doenças que atingem muitas mulheres.
“Ainda é grande a fila para a realização de biópsias, no caso de todos os tipos de suspeita de câncer, de acordo com a Fundação Cecon/AM. Sendo um problema grave, devido à alta demanda e a pouca estrutura do hospital, ocasionando o aumento no tempo de espera no laudo do exame. Hoje, os exames de biópsia, em casos de suspeita de câncer de mama e de colo de útero, já estão sendo realizados pela Prefeitura de Manaus. Sendo positivo para câncer, elas serão encaminhadas à FCecon, agilizando o atendimento e o diagnóstico e reduzindo a mortalidade. Por isso, o nosso pedido de ampliação desse serviço para os casos de suspeita de câncer de próstata”, declarou Zé Ricardo.
Em 2014, foi sancionada a Lei 13.045/2014, que institui o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata, a fim de garantir maior efetividade no combate à doença via Sistema Único de Saúde (SUS), com a realização de exames para a detecção precoce do câncer de próstata.
Lei nº 13.045, de 25 de novembro de 2014.
(Altera as Leis nºs 9.263, de 12 de janeiro de 1996, que “regula o §7º do art. 226 da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências”, e 10.289, de 20 de setembro de 2001, que “institui o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata”, a fim de garantir maior efetividade no combate à doença.)
Para especialistas da FCecon, o câncer de próstata, quando descoberto em fase inicial, tem mais de 90% de chances de cura. Dessa forma, o rastreamento anual é indicado a todos os homens a partir dos 50 anos, por meio do exame de toque retal e da dosagem sanguínea do Antígeno Prostático Específico (PSA), que poderia ser realizado nas unidades básicas de saúde, quando o paciente procura atendimento para o diagnóstico precoce, e a prevenção.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação do deputado Zé Ricardo
1 comentário
Justa reivindicação do deputado Zé Ricardo. Tinha que ser ideia, proposta de um petista. Grandes projetos e leis que beneficiam os brasileiros, foram criadas por parlamentares e governos do PT.