O médico e professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Menabarreto Segadilha França deixou os amigos, alunos, pacientes e a luta por justiça social, partindo neste domingo para a eternidade. Amazonas no Congresso deixa a palavra com os amigos, colegas de trabalho e de lutas, os também professores José Alcimar de Oliveira, este do Departamento de Filosofia também da UFAM, e Cleinaldo Costa, médico vascular, mestre e doutor, como segue.
José Alcimar de Oliveira
“MENA, em memória de um militante coletivo
A Universidade Federal do Amazonas, a Saúde Coletiva, a Medicina Preventiva e anticapitalista, a Luta Social, a Política das Causas Sociais, a População Subalternizada e continuamente agredida por governantes nas esferas municipais, estaduais e federal, que operam sob a ordem de um Estado homicida e sob os interesses do capital, enfim, todos nós que não nos entregamos e continuamos na luta pela democratização de direitos, perdemos neste 25 de dezembro de 2022 o Professor e Médico MENABARRETO SEGADILHA FRANÇA, lutador irredento e um grande e querido amigo. O nosso MENA, visionário, destemido, inimigo da bajulação e das palavras feitas optou por viver no contracurso da sociedade dos contentes. MENA era ontologicamente um dessassossegado incurável. O seu cuidado social se sobrepunha ao cuidado de si. Sem arrependimento e remorso admitiu isso ao amigo comum e Padre Manuel do Carmo, e a mim, quando o visitamos no leito do HUGV, no dia 05 de dezembro de 2022. Manifestou o desejo (que será cumprido) de que não houvesse velório, que seu corpo fosse cremado e as cinzas (sementes de militância) fossem lançadas sobre o encontro exuberante entre os rios Solimões e Negro. Um gesto com força dialética e heraclítica, inspirado no Filósofo do fogo transformador, para quem ninguém toma banho duas vezes no mesmo rio. Por alguns anos trabalhamos em comum no nosso MEC – Movimento Educar para a Cidadania -, que se reunia de forma insurgente na tarde das quartas-feiras no Auditório de nossa velha e combativa ADUA – Seção Sindical. Nosso decano de todos os militantes, OSVALDO GOMES COELHO, que hoje dá nome ao nosso Auditório, era um dos poucos que tinham autoridade para impor alguma disciplina à pedagogia indignada do nosso combativo MENA. Os professores Alcebiades, Michiles e bem podem confirmar isso. Dentre as qualidades do meu velho amigo ressalto a capacidade de ouvir as pessoas. Sabia ouvir. Coisa difícil para um intelectual nesses tempos de Academia movida a pressa e produtivismo adoecedor. Sempre inquieto, esconjurava com igual força tanto o inconformismo teórico quanto o comodismo prático. Enquanto viveu, lutou a boa luta. Era um intelectual militante, que agia e se alimentava de projetos, sempre. Jamais diria nesse momento triste e impossívelmente incontornável: descanse em paz, velho amigo. Sua bela imanência o credencia a viver na mais nobre e ativa transcendência, a da memória. Já deve estar, agora, tramando contra a ordem ao lado de gente como Conceição Derzi, Graça Barreto, Paulo Monte, Rogélio Casado, e mais outras e outros, todas e todos profanamente santas e santos.
MENA, presente!”
Prof. José Alcimar de Oliveira / Filosofia / UFAM.
Em Manaus, AM, 26 de dezembro de 2022.

Fez muito pela humanidade.
Implantou o Internato Rural no curso de Medicina da UFAM em 1987, inicialmente em Mocambo e Caburi, comunidades de Parintins, e levou a(o)s médica(o)s para o interior do Amazonas. Um caminho sem volta, inicialmente sob muitas críticas e hoje é o que mais resulta em interiorização da(o)s médica(o)s após a formatura.
A maior presença médica no interior do Amazonas hoje, devemos à visão do Professor Menabarreto Segadilha França.
Leva nosso respeito e admiração, leva nossa amizade e fortalece a nossa crença e esperança no coletivo, no SUS, Mena.”
drluizhenriquepsiquiatraFoi quem mais me marcou na formação médica.
Me ensinou a ser pé no chão e nunca perder de vista o ser humano imerso em sua dor e sofrimento.
Vá com Deus, querido professor.
E muito obrigado por tanto.
pedroraimundoarcosDeixou seu legado na medicinadrarobertaamudUm professor marcante! Impactante … que estruturou sua vida para lecionar a importância da saúde pública!!! Louvável… pêsames à famíliafranciscomoiseslopPresença do médico e do enfermeiro nos interiores do Amazonas. Muito marcante a pessoa do professor Menabarreto na escola de Enfermagem.drpietropinheiroalvesUm dos meus professores mais marcantes e impactantes da época da graduação. Um importante personagem da saúde pública e do ensino médico. Que o criador o receba em paz!camposnazarecampos🙌🙌🙌🙌ricardojosenogueiraGrande amigo! Sensível, combativo, um militante da medicina no Amazonas. Encontrei algumas vezes com ele ou seus alunos pelos interiores do Estado. Siga em paz.bandeirarafaellMeus Sentimentos, ainda tive oportunidade de cuidar dele enquanto paciente do Cecon. Mente brilhante. Seu legado não se apagará.bethbarra.jornalista🤍lisanormandoDeus o Receba com muita Luz!cheoniasilva😢erikagontijolopes🤍🙏🙌🌹 meus sentimentosenfermeira_joy🙌🙌🙌🙌🙌vanessacaldaasQue a passagem dele seja de muita luz! 🖤silviasouza_cerimonial🙌🙌🙌😢dra_habib_oftalmologistaQue Deus o receba 🖤camposnazarecamposMeus sentimentos a família e amigosliliandeoliveirapereira1Que perda.anaclaudia_guerreiraSempre lembrarei do professor Mena Barreto! Um professor, mas também um militante que nos inspirou por demais nos tempos de movimento estudantil. Que o professor faça uma boa passagem e que façamos jus ao seu legado!
brunaaboUma perda enorme pra medicina