O site jornalístico Brasil de Fato fez levantamento usando dados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e mostra que o Senado, que vota a partir da próxima semana a reforma da Previdência, deve R$ 26 milhões à Previdência. Dividindo essa dívida com a Previdência entre os 81 parlamentares da Casa, o valor per capita devido pelo Senado seria de R$ 319 mil por senador. Mas pelo resultado detalhado desse levantamento, nem todos os partidos nem todos os senadores estão na condição de devedores. Nenhum dos senadores do Amazonas aparece na lista. Dos 16 partidos que ocupam as cadeiras do Senado, sete mantêm em suas fileiras senadores com dívidas com a Previdência, mas nenhum é do Amazonas.
Ao todo, dez senadores, ou 12% do Senado, devem à Previdência. São eles, pela ordem de débitos: Jader Barbalho (MDB-PA), Acir Gurgacz (PDT/RO), Eduardo Girão (PODEMOS/CE), Marcos do Val (CIDADANIA/ES), Cid Gomes (PDT/CE), Chico Rodrigues (DEM/RR), Daniella Ribeiro (PP/PB), Arolde de Oliveira (PSD/RJ), Rose de Freitas (PODEMOS/ES) e Vanderlan Cardoso (PP/GO).
Dos 16 partidos que ocupam as cadeiras do Senado, sete mantêm em suas fileiras senadores com dívidas com a Previdência. Puxado por Jader Barbalho, o MDB lidera, seguido, na ordem por PDT, PODEMOS, CIDADANIA, DEM, PP e PSD).
Ocultação de patrimônio
Renato Gomes, advogado tributarista e doutor em Direito Político Econômico, entende que a dívida dos senadores pode ser ainda maior, por conta da prática “comum” na classe política de ocultar patrimônio. Porém, a manobra é complexa. “A classe política oculta patrimônio porque tem acesso às informações e usa esses recursos”, afirma o tributarista.
Ele defende que os senadores deveriam oferecer o exemplo à sociedade no trato com a Previdência. “A inadimplência contribui para o rombo. Se você tem uma previsão orçamentária de recebimento desses valores e esses valores não são recebidos, esse impacto é considerado”, finaliza.
Conheça a situação das dívidas dos partidos no levantamento do Brasil de Fato.
Foto: Edison Rodrigues/Agência Senado