A Polícia Federal (PF) pediu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva três dias para copiar os 7 terabites de arquivos das mensagens da Lava Jato que, no entendimento da defesa, provam que a operação foi uma conspiração para derrubar o PT do poder, impedindo que Lula disputasse a eleição para presidente do Brasil em 2018. A ação foi determinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na decisão, Lewandowski determinou ao juízo da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal que assegure ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em até dez dias (a partir do dia 28/12/2020), o compartilhamento das mensagens apuradas pela Operação Spoofing que lhe digam respeito, direta ou indiretamente, e as que tenham relação com investigações e ações penais contra ele movidas na 13ª Vara Federal de Curitiba ou em qualquer outra jurisdição, ainda que estrangeira.
A Operação Spoofing investiga a invasão de dispositivos eletrônicos de autoridades, como o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol. Os arquivos integram ação penal em curso na 10ª Vara Federal do Distrito Federal. Parte das mensagens, relativas a conversas entre Moro e integrantes da força-tarefa da Operação Lava-Jato, foi publicada por veículos de imprensa.
Em petição, a defesa alegou que Lula continua impedido de obter pleno acesso aos elementos de prova que embasam ação penal em tramitação na 13ª Vara Federal de Curitiba, em que ele é acusado de ter recebido vantagens indevidas do Grupo Odebrecht, como um imóvel em São Paulo para utilização do Instituto Lula e um apartamento em São Bernardo do Campo (SP). Segundo os advogados, a situação persiste mesmo após o ex-presidente obter decisão favorável na RCL 33543, julgada pela Segunda Turma do STF, e reiterada nos autos da própria RCL 43007 por decisão cautelar do relator.
O ministro Ricardo Lewandowski ressaltou que, considerando que os arquivos envolvem terceiras pessoas, as informações contidas no material deverão permanecer sob rigoroso sigilo.
Ouça no Bolg da Cidadania mais informações sobre o material que a defesa de Lula vai receber.
Instâncias superiores inocentavam Lula em sete sentenças. Veja aqui (https://institutolula.org/justica-arquiva-7-caso-contra-lula-confira-lista)
Fontes: Blog da Cidadania, site do STF e Instituto Lula
Foto: Blog da Cidadania