A liberação dada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, do uso de máscara usada para proteção contra a Covid-19, no Amazonas, que seguiu decisão de grandes estados e grandes cidades do país, está repercutindo de forma negativa e assustadora em profissionais da área da saúde. Nesta quarta-feira, a jornalista Talita Galli, da rede TVT-BR, entrevistou o epidemiologista da Fiocruz/Amazônia, Jesem Orellana, para ouvir o que diz o especialista sobre o assunto.
De acordo com o epidemiologista, a decisão leva risco à saúde e a vida de adultos e crianças e mães não vacinadas em 2022. Ele fala da decepcionante retomada de contágios do novo coronavírus, da nova variante, Deltacron, em diferentes continentes. Diz também que há o temor de possíveis impactos da epidemia nas eleições de 2022, sobretudo depois dos acontecimentos de 2021, em especial da CPI da Covid.
A TVT-BR é uma emissora educativa outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região.
Em sua apresentação, a emissora diz que tem compromisso com a democracia, o fortalecimento da cidadania e a justiça social. “A TVT é uma experiência de comunicação inovadora, comprometida com o interesse público, com o aprofundamento da democracia, com a construção diária da cidadania“, diz a apresentação.
E diz que é um espaço aberto para conectar pessoas, compartilhar diversidade de opiniões, promover igualdade no acesso à informação e incentivar a geração e veiculação de conteúdos produzidos por cidadãos comuns.
Veja aqui a entrevista dada de Jesem Orellana à Talita Galli.0
Foto: Captura de trecho da entrevista, feita por Amazonas no Congresso.