A Associação de Catadores Filhos(as) de Guadalupe (Ascafiguama) realiza dia 4 de junho, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, uma atividade ambiental de nome “Ação Ambiental Concreta”. Essa ação consiste em fazer a limpeza do local, plantio de plantas e pintura e fixação, na área, de placas com palavras e frases indicativas de ações ambientais – orientações que devem ser atitudes permanentes na vida de todas as pessoas. Tudo parte de uma luta para preservar o meio ambiente e “salvar o planeta”. O evento ocorre das 8h às 16h, do sábado, 4/6, na avenida Sucupira, no bairro Terra Nova, Zona Norte de Manaus.
A “ação ambiental concreta” vai começar com a limpeza da lixeira, que se vê na foto acima, limpeza que será feita pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). Depois de limpa, associados da Ascafiguama e voluntários passam a fazer plantio de árvores frutíferas e plantas ornamentais, doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Tudo isso com a participação de jovens que, ao acompanhar a ação ambiental, estarão passando pela formação de “agentes ambientais mirins”. Crianças convivendo e crescendo com a consciência do valor da preservação ambiental.
Além da colaboração da Semulsp e Semmas, o evento conta com o apoio da Universidade Nilton Lins, da Área Missionário Santa Helena e das instituições “O Pequeno Nazareno” e Movimento Comunitário Vida e Esperança.
No mesmo dia, a Ascafiguama participa do evento que será realizado pela Faculdade Dom Bosco – Leste, o 1º Drive-Thru da Coleta Seletiva Dom Bosco Recicla, como Amazonas no Congresso divulgou.
A associação, embora tenha mais de 15 anos em atividades, vem sofrendo desconfortos em sua atuação de colher materiais recicláveis. Foram dois anos de pandemia, que retirou muitos catadores da atividade e, mais recentemente, problema com o triciclo que faz o recolhimento dos materiais. A diretoria da Ascafiguama precisou levantar uma campanha para arrecadar dinheiro suficiente para recuperar o veículo.
Recuperado, ele já voltou a fazer seu trabalho, trazendo alegria, trabalho e tranquilidade para os catadores da associação e voluntários. Pela doação, via PIX, feito por várias pessoas, o presidente e a coordenadora da Ascafiguama, José Assunção Silva Aviz e Lúcia Obando, respectivamente, agradece, de mãos juntas, todos os que enviaram dinheiro para o conserto do triciclo. “Graças a essas pessoas bondosas e que entendem a necessidade desta comunidade, voltamos a regularizar nossa coleta, nosso trabalho. Muito obrigada. A todos e todas que ajudaram. Muito obrigada!”, agradeceu a coordenadora.
Fonte e fotos: Ascafiguama